quinta-feira, 17 de março de 2011

Fontes de Energia Renováveis

   Na questão ecológica, as “fontes alternativas de energia” ganham um espaço cada vez maior. Essas fontes alternativas, além de não prejudicar a natureza, são renováveis. Mas a utilização de energias alternativas não implica o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.
A energia solar, eólica, hídrica e de biomassa são os mais comuns exemplos de energias renováveis:
ENERGIA SOLAR
A energia solar ainda é pouco explorada , por causa do custo elevado de implantação. É uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade .
                                                  
ENERGIA EÓLICA
Ela é gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpíssima e inesgotável, porém, ainda muito pouco utilizada.
                                                
ENERGIA HÍDRICA
Essa é a mais utilizada no Brasil por conta da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando é represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
                                             


ENERGIA DE BIOMASSA
 É a energia gerada a partir da decomposição , em curto prazo, de materiais orgânicos.
Temos 3 tipos dessa energia: biomassa sólida ,liquida e gasosa .
→                 A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos. Ela também engloba a biomassa orgânica e material não fóssil de origem orgânica que pode ser queimado para geração de energia. (madeira e derivados, carvão vegetal...)
→            São exemplos do biodiesel líquido, óleos de colza ou girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.

→        A biomassa gasosa pode ser achada principalmente nos lixões e aterros  sanitários.
Os resíduos são resultado da degradação biológica  da matéria orgânica, e são formados por uma mistura de metano e gás carbônico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.

                                                      Por , Yasmin Alvim .

Nenhum comentário:

Postar um comentário